Loja Virtual Moda e Styles

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

MAR - Museu de Arte do RJ



A cor do Brasil

A exposição "A cor do Brasil" apresenta percursos, inflexões e transformações da cor na história da arte brasileira. A cor é apresentada como projeto nos pintores viajantes dos séculos XVIII-XIX, nas investigações acadêmicas, nas experimentações modernas, nos projetos construtivos, nas radicalizações da forma dos anos 1960/70, nas explosões de cor dos anos 1980 e da atualidade. Curadoria de Paulo Herkenhoff e Marcelo Campos.


O quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral, fica na exposição até o dia 30 de agosto.




Leopoldina, princesa da Independência, das artes e das ciências

Às vésperas da efeméride de 200 anos da chegada de Leopoldina ao Brasil para o casamento com D. Pedro, o MAR apresenta a trajetória da princesa, sua importância para a vida política brasileira e seu papel fundamental no fomento às artes e à ciência do então Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Curadoria de Luis Carlos Antonelli, Paulo Herkenhoff e Solange Godoy. Curador adjunto: Pieter Tjabbes.




Linguagens do corpo carioca 
[a vertigem do Rio] 

A exposição apresenta visões plurais da construção da imagem dos corpos cariocas. Dimensões sociais e políticas desses corpos, do século XVI à atualidade, entram em jogo. Misturas de comportamentos e culturas criaram padrões tidos como tipicamente "cariocas", gírias gestuais dos diferentes contextos sociais da cidade. Curadoria de Milton Guran e Paulo Herkenhoff



Da natureza das coisas - Pablo Lobato

A primeira individual de Pablo Lobato no Rio revela uma trajetória marcada pela escuta à natureza das coisas. Como uma poda, sua ação não é exatamente subtração, mas proposição que potencializa e libera novos sentidos, redução que amplia. Nos últimos dez anos, seus trabalhos transbordaram o campo da fotografia e do cinema rumo aos objetos, instalações, publicações e esculturas que ecoam gestos de uma mão rigorosa, porém libertária. Curadoria de Clarissa Diniz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário