Loja Virtual Moda e Styles

sábado, 20 de agosto de 2016

VI Cine Projeto – Devemos debater gênero nas escolas?


O Coletivo [Re]Considere, em parceria com o Projeto Construindo Saber e o Instituto Cultural Germânico, está promovendo o VI Cine Projeto – Devemos debater gênero nas escolas? O evento é aberto ao público, tem entrada franca e acontece no dia 15 de setembro às 19h no Instituto Cultural Germânico (Av. Sete de Setembro, 131. Icaraí. Niterói).
Toda vida é uma narrativa e toda narrativa é uma história: compartilhá-las é o melhor caminho, senão o único, para crescermos juntos, enquanto comunidade, enquanto sociedade. Um ponto em comum em muitas de nossas histórias é a escola, já que todos nós passamos por ela em algum momento e, com sorte, por lá ficamos durante 11 anos. Algumas narrativas, no entanto, são marcadas pela violência física e simbólica, pelas feridas abertas por afiados preconceitos, tão evidentes para uns, tão naturalizados por vários outros.
O Brasil é o país que mais mata transexuais no mundo e o quinto país que mais mata mulheres. Niterói, nossa cidade, é a mais violenta do Brasil quando o assunto é o feminicídio, o estupro e os crimes contra a comunidade LGBT, crimes cometidos pelo ódio à diferença. Seguiremos alheios aos fatos? Quantas narrativas se distorcerão, se contorcerão, deixarão de existir, justamente por essa omissão? Não, não podemos. Por isso precisamos debater gênero e diversidade sexual nas escolas.
Para nos sensibilizar, traremos o curta-metragem espanhol "Vestido Novo" e uma produção audiovisual do Reconsidere – A Viagem. Contaremos também com convidados de peso para fomentar nossa discussão sobre a necessidade de incluir esse debate no fazer educativo. Bruna Benevides é presidenta do Conselho Municipal LGBT, Coordenadora do Preparanem Niterói e militante LGBT e Ativista Transfeminista.Walkíria Nitctheroy é professora do ensino fundamental, diretora do Coletivo Negro Osvaldo Orlando da Costa e militante do movimento feminista e LGBT. E para compor as falas, Renan Collier, Estudante de produção cultural, gay e militante LGBT, diretor e roteirista do documentário Transbaixada.
Venha também compartilhar sua história e conhecer tantas outras.
  
Thayná Couto
Produtora Cultural

Espaço Cultural ICG
(21) 2714 0879

Nenhum comentário:

Postar um comentário